Nossas Paixões: A Atmosfera, a Energia Eólica e o Sucesso de Nossos Clientes. 

Odilon Camargo iniciou sua carreira desenvolvendo softwares para otimização aerodinâmica e design de pás de rotores eólicos. Isso foi em 1976, quando cursava o 4º ano de Engenharia Aeronáutica no prestigiado Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA.

Em 1980, Camargo esteve no DLR-Stuttgart, onde projetou a pá do rotor da turbina eólica DEBRA 25, fruto de um projeto conjunto germano-brasileiro, a qual possuía um rotor de 25 m de diâmetro na direção do vento e 100 kW de potência nominal.


Em 1986, quando o mercado alemão de energia eólica efetivamente começou, o projeto DEBRA foi transferido para a indústria Köster Maschinenfabrik e tornou-se uma das primeiras turbinas eólicas naquele pioneiro mercado eólico alemão, sendo rebatizada como ADLER 25.

Em 1987, de volta ao Brasil, Camargo realizou a primeira avaliação de recursos eólicos do Nordeste brasileiro para a CHESF. Esse trabalho revelou o agora conhecido e excepcional recurso eólico do centro da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. 

Em 1991, Camargo e Ekkehard Schubert, seu antigo instrutor de voo a vela, fundaram a CAMARGO SCHUBERT Engenharia Eólica. Ambos engenheiros aeronáuticos compartilhavam uma paixão comum pelo conhecimento prático dos movimentos reais da atmosfera causados por efeitos térmicos, orografia, estabilidade térmica e influências de mesoescala. Schubert foi dez vezes Campeão Brasileiro de Voo a Vela e, por muitas décadas, gerente e diretor industrial na fabricante de aeronaves EMBRAER. 

Desde 1987, Camargo viajou mais de 60.000 km pelo Brasil, desde o extremo sul e Uruguai até Roraima, buscando locais para projetos eólicos e orientando a instalação de mastros meteorológicos, coletando dados de vento e selecionando as melhores áreas para projetos de parques eólicos.

A partir dos anos 2000, com o advento do Proinfa, Camargo começou a expandir gradualmente a equipe da empresa, para atender ao emergente mercado, também impulsionado pelos leilões de fontes alternativas e leilões de energia de reserva realizados em meados dos anos 2010. Além disso, com as políticas de diversos estados brasileiros voltadas ao fomento das energias renováveis, tornou-se necessário aprofundar os trabalhos de mapeamento do território nacional. Hoje, a equipe consolidada conta com especialistas de diversas áreas da engenharia e meteorologia, integrando diferentes disciplinas. A equipe multidisciplinar possibilitou a ampliação dos serviços para a área de energia solar, inicialmente realizando trabalhos de mapeamentos regionais e avaliação de projetos híbridos. Atualmente, os serviços ofertados pela Camargo-Schubert abrangem ambas as áreas eólica e solar de forma equivalente.

A CAMARGO SCHUBERT prestou consultoria para mais de 53% dos principais investidores e desenvolvedores de parques eólicos no Brasil.

Os melhores recursos eólicos do Brasil estão em terrenos complexos sujeitos a influências térmicas contrastantes entre o dia e a noite na estabilidade atmosférica. Para nos aprofundar nessas condições singulares, realizamos estudos combinando dados de múltiplos LIDARs de segunda geração.

O nosso software proprietário para parques eólicos foi desenvolvido para contabilizar detalhes específicos regionais. Ao comparar as nossas previsões energéticas, obtivemos uma correspondência líder na indústria entre a energia prevista e a efetivamente produzida em mais de 6 GW de parques eólicos.

No mercado de leilões de energia excepcionalmente competitivo do Brasil — um dos mais rigorosos do mundo — a Camargo-Schubert surge como uma das principais consultorias, responsável pela maioria dos mais de 19 GW leiloados em energia eólica desde 2009. Os rigorosos padrões técnicos exigidos por esses leilões tornam a precisão nas previsões de energia essencial, e a abordagem da Camargo-Schubert fornece de modo consistente os dados confiáveis ​​e de alta qualidade necessários para modelagens financeiras bem-sucedidas.