Metodologia

Em desenvolvimento contínuo há mais de 30 anos, nossas metodologias, fundamentadas na observação e amparadas pelas normas vigentes e no conhecimento científico, têm como meta atender às necessidades dos nossos clientes de modo eficiente e confiável.

Modelagem de Mesoescala

A modelagem de mesoescala visa a obtenção de padrões atmosféricos em uma escala temporal/espacial intermediária, permitindo a simulação de fenômenos climáticos e meteorológicos que influenciam a geração de energias renováveis. Os dados detalhados sobre a interação entre a atmosfera e o terreno, resultantes da modelagem, auxiliam na previsão dos recursos energéticos em locais específicos e também na otimização do posicionamento de turbinas e painéis solares. Produzimos os mapeamentos numéricos combinando diferentes escalas de análise, utilizando parametrizações específicas voltadas ao Brasil e América Latina, dos principais modelos de mesoescala utilizados pela comunidade de ciências atmosféricas. Esse é um dos serviços básicos que fundamentam nossos diagnósticos de geração de energia.

Modelagem de Microescala e Efeitos de Esteira


Utilizamos ferramentas próprias para modelagem em microescala e para otimização de layouts de parques eólicos, que nos garantem flexibilidade e total controle sobre os processos de cálculo. Essas ferramentas proporcionam análises detalhadas das interações aerodinâmicas entre turbinas e efeitos locais de terreno, tais como turbulência e distribuição do vento. Nossos softwares incluem rotinas que auxiliam nas verificações de conformidade com as rigorosas exigências das normas internacionais da IEC e MEASNET, produzindo resultados válidos para certificações, auditorias e diligências.

Modelagem Avançada - LES

Para necessidades específicas, desenvolvemos técnicas avançadas de modelagem de fluxo de vento, baseadas na simulação de grandes vórtices (LES), que ajudam a entender a dinâmica do vento e sua interação com as turbinas em terrenos complexos. As simulações LES permitem investigar intensidade de turbulência, assimetrias de fluxo e o efeitos de esteira aerodinâmica, e assim apurar os fatores que impactam na performance de parques eólicos. 

Energia Eólica Offshore

Para a análise de parques offshore, desenvolvemos uma metodologia própria que considera as particularidades dos ambientes marinhos tropicais. A modelagem offshore inclui a análise dos efeitos de interferência entre turbinas e a propagação da turbulência em superfícies marítimas, que possuem características específicas de rugosidade, condições térmicas e meteorológicas, e também testes de sensibilidade para estudar estratégias de direcionamento da esteira aerodinâmica, que otimizam o desempenho e melhoram a confiabilidade das previsões energéticas.

Análise dos Recursos Solares

Para atender às necessidades do emergente mercado de energia solar no Brasil, desenvolvemos metodologias voltadas a estudos de viabilidade, mitigação de riscos e certificações de usinas fotovoltaicas. Nossa metodologia própria para a estimativa do Ano Meteorológico Típico (TMY) baseia-se na análise minuciosa e validação dos dados solarimétricos, permitindo estimativas consistentes com menores incertezas. Já realizamos avaliações de potencial solar em diversas regiões do Brasil, incluindo mapeamentos regionais e certificações de produção, auxiliando investidores e gestores de projetos.

Análise Operacional de Parques Eólicos

Nossa metodologia para a análise operacional de parques ou complexos eólicos, utilizando dados SCADA, torres anemométricas e dados do sistema elétrico, proporciona um diagnóstico de desempenho aprofundado, identificando ineficiências e oportunidades de otimização. Ao combinar esses dados com registros O&M, é possível apurar indisponibilidades, perdas reais e obter curvas operacionais de produção.